OBQ (Olimpíada Brasileira de Química 2024) Inscrições, Como Funciona

Hoje em dia, a pessoa que quiser ter uma boa carreira e melhores condições de trabalho, por exemplo, precisará fazer atividades que estejam fora daquilo que foi planejado para o ensino médio ou fundamental. Isso porque, ter apenas a formação na área não é o suficiente para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Assim, se você gosta de química, uma ótima oportunidade é participar da Olimpíada Brasileira de Química.

Dessa forma, se você tem interesse em saber mais sobre as inscrições e como funciona a Olimpíada Brasileira de Química, basta continuar a leitura que você ficará sabendo tudo o que precisa saber.

obq-inscricao

Olimpíada Brasileira de Química 2024

Há os que amam a química e os que a odeiam, no entanto existe um ponto em comum: ela nos permite entender a composição dos seres humanos e dos ambientes que os cercam, isso porque é a matéria da escola que estuda a matéria e suas transformações. Por isso, a Olimpíada Brasileira de Química traz aplicações ao conteúdo aprendido na aula, de forma que assim os alunos possam se sentir mais familiarizados por meio de questões que envolvem criatividade e raciocínio lógico.

A OBQ é aberta a alunos do ensino médio, que durante a competição se agruparam em duas modalidades:

  • Modalidade A – Serve para o 1º e o 2º ano do ensino médio ou secundário;
  • Modalidade B – Serve para o 3º ano do ensino médio ou secundário; e também 4ª do ensino técnico, no caso de ter.

obq-olimpiada-inscricoes

Como funciona a Olimpíada Brasileira de Química?

Basicamente, as provas da Olimpíada Brasileira de Química funcionam de acordo com alguns níveis que servem exatamente para conseguir definir e enquadrar as pessoas com base no seu nível educacional. Veja abaixo:

  • Olimpíada Brasileira de Química Juvenil – destinada aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
    • Podem participar alunos de escolas públicas ou particulares, as inscrições são feitas digitalmente entre os meses de agosto. O representante legal da escola pode matricular seus alunos, sem limitação de vagas. Para participar pela 1ª vez, o representante deve fazer o cadastro no site. Após enviar a inscrição, aguarde uma mensagem de aprovação e de seus alunos diretamente em nosso site. Este evento ocorre sendo dividido em duas fases.
  • Olimpíada Brasileira de Química – Modalidade A – destinada a alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio.
    • Para que o aluno participe da fase nacional, é necessário inscrever-se na Olimpíada Brasileira de Química Estadual, estar presente e classificar-se entre os 25 melhores do estado que você está fazendo.
    • Após ter classificado, para seguir na fase as inscrições são feitas apenas pelos coordenadores da Olimpíada Brasileira de Química dos estados. Somente os alunos que tiverem participado das Olimpíadas Estaduais serão inscritos para a etapa nacional da OBQ.
    • Os medalhistas desta etapa continuam nas etapas que selecionam os componentes das delegações que os representam na Olimpíada de Química Internacional.
  • Olimpíada Brasileira de Química – Modalidade B – para alunos do 3º ano do Ensino Médio.
    • Basicamente é feito da mesma forma que para a modalidade A.
  • Olimpíada de Química Norte/Nordeste – destinada aos alunos do ensino médio dessas regiões.
    • As inscrições também são feitas pelos Coordenadores Estaduais das Olimpíadas de Química, com base em o estado realizado. Somente alunos que participaram da Olimpíada Estadual serão inscritos para esta Olimpíada.
  • Olimpíada Brasileira de Educação Superior em Química – destinada a universitários dos seguintes cursos: Cursos de Química e áreas afins, sendo que pode ser licenciatura ou bacharelado.
    • O OBESQ é composto por duas etapas: a primeira é denominada Seleção Estadual e a segunda etapa é a prova nacional.
    • As inscrições são realizadas por coordenadores estaduais que inscrevem no máximo 10 alunos, por instituição participante do estado.

obq-se-inscrever

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Química

Só podem participar alunos de estados onde exista a coordenação da Olimpíada, ou seja, precisa existir um grupo destinado a Olimpíada Brasileira de Química naquele estado. Os Estados participantes realizarão seleções regionais prévias da Olimpíada Brasileira de Química com etapa estadual com critérios de seleção pelos coordenadores locais.

Para cada estado, por meio dessas fases de estado, 20 são selecionados para cada grupo. Se o seu estado participa da OBQ, pesquise os processos seletivos com os respectivos coordenadores. Isso porque, você só poderá participar da OBQ se tiver passado nesta fase. Sugere-se para que a pessoa possa se preparar, algo parecido com o que é exigido em outras olimpíadas nacionais, que é estudar os livros de química da terceira série do ensino médio para revisar as provas anteriores, ou até mesmo usar bancos de questões. Para maior profundidade, o estudo aprofundado está em livros simples, mas não muito além de um livro básico.

A premiação OBQ, com a distribuição das medalhas, acontece em Fortaleza, no estado do Ceará, que basicamente é o lugar que sedia a Olimpíada Brasileira de Química. Para os alunos que não puderem comparecer no dia da premiação, as medalhas são enviadas pelo correio. A única diferença é que nesse caso eles não participarão da cerimônia de entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Química.