OBR 2024 Resultado, Provas, Premiação

Hoje nós falaremos para você um pouco mais sobre a OBR, ou Olimpíada Brasileira de Robótica e como você pode ver seus resultados, ser premiado e participar das provas.

obm-resultado-2

Por que fazer a Olimpíada Brasileira de Robótica?

Mais do que participar e ganhar medalhas, prêmios e diplomas, as Olimpíadas Brasileiras de Ciências, como a Olimpíada Brasileira de Robótica oferecem a alunos e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Todos os anos é possível participar de diferentes eventos científicos, regionais, estaduais ou nacionais.

As Olimpíadas, em geral, encorajaram muitos a aprender mais sobre ciência e conhecimentos. Além disso, alguns concursos visam estabelecer um intercâmbio entre escolas e estabelecimentos de ensino superior, o que também pode estimular a escolha profissional do aluno.

São desafiadoras. Você se lembra de um jogo que jogou várias vezes tentando vencer um certo nível? As chances são de que, se fosse muito fácil, você não teria gostado tanto, nem se lembraria. E é uma oportunidade de você mergulhar em um tema do seu interesse.

Além disso, você pode ganhar bolsas de estudo. Algumas faculdades brasileiras oferecem bolsas que variam de 40% a 100% para alunos vencedores olímpicos. Elas abrem portas. Nessas competições, você pode conhecer professores das universidades do país, estrelas de competições internacionais, escolas de ponta do Brasil, entre outros.

Outra coisa é que você pode ir para uma faculdade no exterior. Você já pensou em estudar em Harvard, Oxford, Princeton, MIT, etc. ? Suas chances de ser aceito aumentam consideravelmente se você estiver em Olimpíadas internacionais, se for representar o Brasil no exterior e até mesmo se for um dos destaques das competições brasileiras. É sempre bom ter um bom programa, você nunca quando você precisa, e essas competições muito o seu programa escolar.

Nessas competições, você sempre conhece muita gente nova e faz muitos amigos. Eles diferenciam você. Quantas pessoas você conhece que participam das olimpíadas de ciências? Pode até ser muito, mas com certeza é menor que o número de pessoas que você sabe que não está participando. Além disso, você pode entrar em vestibulares com ela.

Ao passar nessas provas, você inevitavelmente se prepara para o vestibular, já que elas têm nível semelhante, até mesmo aos principais vestibulares brasileiros. Melhore seu desempenho acadêmico. Estudar para eles é como se preparar para correr uma maratona: quando você se prepara para correr uma corrida de 1km não vai ser uma corrida de 1km para você, e vai ficar empatado com as disciplinas ensinadas em classe.

resultados-obr

Olimpíada Brasileira de Robótica 2024

A Olimpíada Brasileira de Robótica traz duas modalidades de participação, indicadas tanto para o público já em contato com a robótica educacional quanto para aqueles que estão dando passos na tecnologia. A modalidade teórica une os conceitos dos conhecimentos de robótica aprendidos na aula , envolvendo línguas, matemática, humanidades, ciências naturais e ciências exatas na resolução de seus problemas.

A modalidade teórica OBR está aberta a alunos do ensino secundário e secundário, que durante a prova serão agrupados nos seguintes escalões:

  • Nível 0: 1º ano do Ensino Fundamental Regular;
  • Nível 1: 2º e 3º ano do Ensino Fundamental Regular;
  • Nível 2: 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Regular;
  • Nível 3: 6º e 7º ano do Ensino Fundamental Regular;
  • Nível 4: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Regular;
  • Nível 5: Ensino Médio e Técnico.

Lembrando que o responsável pela inscrição é o professor. Para isso, basta ​​cadastrar os alunos diretamente no sistema Olimpo, que é o sistema utilizando para fazer a inscrição dos alunos que tenham interesse em participar da Olimpíada.

obr-premiacao-1

Provas da Olimpíada Brasileira de Robótica 2024

A modalidade OBR teórica é aplicada em duas fases. Para o ensino fundamental, é aplicado em um único dia ou expediente. O número de questões e a duração do teste de acordo com o nível dos participantes. Para o ensino médio, aplica-se em duas fases. As duas etapas são compostas por vinte questões múltiplas, com duração de quatro horas. Os alunos com o melhor desempenho na competição receberão ouro, prata, bronze e honras.

Serão convidados para um minicurso de robótica os alunos do ensino médio com melhor desempenho , desde que ainda não tenham sido expostos à robótica na prática. Através deste minicurso, o aluno entrará no mundo da robótica móvel inteligente, para aprender a projetar, programar e competir com robôs.

Terão 3 colocados que serão as pessoas que vencerem o desafio oferecido durante o minicurso. Estas pessoas serão premiadas com as medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar na olimpíada, o que por si só já é um grande prêmio. Os demais ainda receberão prêmio de finalistas como medalha.

Além disso, ganhar a medalha ainda garante como prêmio na Olimpíada Brasileira de Robótica um curso em algumas instituições de ensino superior do país. Vale lembrar que não são todas as universidades que aceitam, mas algumas das universidades que aceitam como vestibular é a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp).