OMIF 2024 Resultado, Provas, Premiação

Hoje, nós falaremos com você nesse artigo um pouco mais sobre a OMIF, ou Olimpíada de Matemática das Instituições Federais e assim você poderá ficar por dentro de todas as informações sobre ela.

Olimpíadas Científicas

O governo brasileiro investe em uma série de concursos de diversas áreas do conhecimento – entre as quais as Olimpíadas de Ciências – voltadas para a resolução de problemas teóricos práticos e abrangendo as áreas das ciências exatas e outras. Além disso, o aluno que participa de tais competições se beneficia de várias formas, principalmente com oportunidades para sua jornada estudantil.

O Brasil organiza uma série de eventos com o objetivo de explorar o conhecimento de milhares de jovens e promover a relação entre ciência e educação. Mas, se você ainda não conhece o leia este artigo para saber como funcionam essas competições, são os principais eventos nacionais, como participar delas e quais são seus objetivos.

As Olimpíadas de Ciências são responsáveis ​​ por disseminar e engajar tecnologia e ciência relacionadas ao ambiente escolar. No contexto global, as principais competições são a Olimpíada realizada nos Estados Unidos desde 1983, e a Olimpíada Europeia de Ciências, realizada em toda a União Europeia desde 2003.

resultado-omif

Por que fazer a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais?

As Olimpíadas de Ciências são competições que trabalham temas específicos, estimulando a resolução de problemas práticos e e do dia a dia, que serão de muita utilidade posteriormente, por exemplo. Eles realizam experimentos e promovem debates relevantes, além de melhorar a qualidade de cujo ensino promove a popularização da ciência entre os alunos do ensino fundamental e médio.

Os concursos também promovem o surgimento de novos talentos nas áreas do conhecimento , principalmente entre os jovens das escolas do Brasil, e promovem a aproximação entre escola e comunidade, por meio da democratização do conhecimento. Os alunos participantes de competições realizam atividades utilizando o conhecimento científico e são estimulados a tornarem-se cidadãos para promover a atualização de métodos e técnicas no próprio ambiente escolar.

As Olimpíadas Científicas são eventos que acontecem em equipes de alunos ou individualmente, tendo como proposta do desafiante estimular os participantes a aprofundarem seus conhecimentos em determinadas áreas como Física, História, Biologia, Geografia, etc. As competições acontecem geralmente através de testes e treinos. Depois, há as avaliações e as classificações, finalmente, as recompensas são distribuídas. Em determinadas Olimpíadas em particular, como Escritura e/ou História, a produção textual dos competidores é inclusive avaliada.

Durante a pandemia, vale ressaltar, muitas das olimpíadas realizaram suas provas de forma digital, para evitar que os alunos precisassem sair de suas casas e dessa forma, acabar se contaminando com o vírus. Mas a medida que a disseminação do coronavírus está diminuindo, a maioria das olimpíadas, assim como a olimpíada de matemática das instituições federais fará suas provas de forma presencial.

Em geral, as competições são realizadas entre alunos do ensino fundamental e do ensino médio, mas também existem competições que incentivam a participação de estudantes universitários. O que difere é apenas o nível de profundidade.

omif-provas

Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais é um concurso criado pelos Institutos Federais de todo o Brasil, com o objetivo de estimular o interesse pela matemática entre os alunos das instituições da Rede Federal.

A OMIF está aberta a alunos regularmente inscritos no ensino secundário integrado em estabelecimentos da Rede Federal. Nesse caso, a OMIF não é voltada para alunos que estejam cursando ensino superior em institutos federais.

Embora projetados para IFs, os institutos não são registrados automaticamente; portanto, cada campus deve se registrar. As inscrições devem ser feitas por um representante da através do site da Olimpíada Matemática dos Institutos Federais.

Como dissemos ao longo deste artigo, mas vale ressaltar, a OMIF é uma olimpíada voltada para estudantes de institutos federais de modo que outros estudantes de escolas públicas ou escolas particulares não podem participar. Mas caso você seja um estudante de algumas dessas escolas você ainda poderá participar de outras olimpíadas de matemática, como a OBMEP e como a OBM, que são respectivamente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e a Olimpíada Brasileira de Matemática.

omif-premiacao

Provas da Olimpíada Matemática das Instituições Federais

Então, agora nós explicaremos um pouco sobre como a OMIF, ou olimpíada de matemática das instituições federais está dividida. Basicamente, ela possui duas fases:

  • Primeira fase – Composta por 21 questões múltiplas, com duração de duas horas e meia;
    • A aplicação ocorre na própria escola.
  • Segunda fase – Consiste de cinco questões de desenvolvimento;
    • A aplicação acontecerá no Instituto Federal do Ceará, Campus juntamente com o evento que constitui esta etapa, com palestras, minicursos, jogos e atividades culturais.

Os alunos que obtiverem as notas mais altas na segunda fase receberão medalhas de ouro, prata e bronze ou menções honrosas. Vale ressaltar que esses alunos também poderão garantir vagas de ensino superior em Institutos Federais que são bastante renomados no país.