OBQ 2024 Resultado, Provas, Premiação
Se você gosta de química e é uma pessoa interessada em entender como a natureza e a matéria interagem, certamente você deve ser uma pessoa muito propensa a ganhar uma medalha na Olimpíada Brasileira de Química. Mas saiba que, para isso você precisará estar a par de como ela funciona e também como são as provas. Isso porque, o número de pessoas que participam é alto e para conquistar uma medalha na Olimpíada Brasileira de Química é preciso estar preparado.
Assim, se você quer saber mais sobre o resultado, provas e a premiação da Olimpíada Brasileira de Química, basta continuar a leitura que nós te contaremos tudo sobre o assunto.
Olimpíada Brasileira de Química 2024
A Olimpíada Brasileira de Química – OBQ, tem os seguintes objetivos: descobrir jovens com talento e para o estudo da química, estimular a curiosidade científica para incentivá-los a se tornarem futuros profissionais do e encorajar o interesse no estudo da população jovem desta ciência, e permitir que os alunos apliquem os seus conhecimentos e as suas competências num espírito olímpico.
A OBQ é dividido em duas modalidades, sendo a modalidade com maior número de participantes a da 1ª série. Os alunos da 1ª série podem ser classificados tanto pelo OBQJr quanto pelas Olimpíadas Estaduais de química que são as classificatórias para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Química. Já os alunos da 2ª série só podem ser classificados pelas olimpíadas estaduais de química. Alunos de outras turmas do ensino médio participam da modalidade B, e estas também podem ser classificados pelas Olimpíadas Estaduais de Química.
Resultados da Olimpíada Brasileira de Química 2024
É importante lembrar que os resultados da Olimpíada Brasileira de Química serão dados de acordo com as fases. Isso porque cada fase possui caráter classificatório, sendo que só é possível passar de uma fase para a outra caso você tenha sido aprovada na anterior. Veja abaixo a divisão de fases: As modalidades diferem principalmente em termos de conteúdo exigido que os alunos da modalidade A disputam vagas na seleção brasileira da Olimpíada Brasileira de Química.
- Para a modalidade A, o teste compreende 3 fases, sendo a fase III a primeira;
Este exame abrange química geral e química exigindo que o aluno tenha um conhecimento profundo desses assuntos. O teste consiste em dez questões objetivas e seis questões subjetivas; O aluno tem quatro horas para fazer a prova. No final desta fase, serão atribuídos medalhas aos alunos com as melhores notas, e o destes, na maioria dos casos no 1:2:3, alunos medalhados será classificado para o IV.
- A Fase IV consiste num teste experimental apresentado em vídeo;
Nesta fase os alunos são avaliados no conhecimento de técnicas laboratoriais, nesta fase são carregados com conteúdos como técnicas analíticas, química geral e química orgânica. Os 15 melhores alunos deste processo são classificados na Fase V.
- A Fase V inclui o Curso Avançado e de Excelência em Química;
O curso é realizado em uma das universidades do projeto, onde os alunos classificados são preparados para a Olimpíada Internacional de Química.
- A Fase VI consiste em um teste teórico com questões subjetivas.
Nesta fase, o aluno é indicado a aprofundar o caderno preparatório disponibilizado. Os quatro melhores alunos são selecionados para compor a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Química.
Para a modalidade B, a prova tem apenas uma prova esta composta por dez questões objetivas e seis questões subjetivas. Nesta modalidade, os alunos devem dominar química físico-química e química orgânica. Os preços da modalidade funcionam como os do III da modalidade A.
Provas da Olimpíada Brasileira de Química 2024
Agora nós iremos falar um pouco em relação as provas da OBQ, que são divididas em duas fases:
- 1ª Fase – Corresponde às Olimpíadas de Química;
A preparação da prova e sua aplicação é de responsabilidade de cada Coordenação Estadual, por portanto o número e o tipo de questões podem variar dependendo do seu Estado. Vale lembrar que essa é uma prova classificatória, de modo que os melhores colocados irão para a fase internacional.
- 2ª Fase – Se é constituída por exames teóricos, em que podem ser questões de escolha múltipla e questões analíticas explicativas.
Na parte objetiva, há uma penalidade para cada alternativa incorreta , mas é possível deixar a questão em branco, de forma que não haja pontuação. O uso de calculadoras é autorizado desde que não sejam programáveis.
Os alunos inscritos na modalidade A que obtiverem notas superiores na fase nacional receberão 20 medalhas de ouro, 40 de prata, 60 de bronze e menções honrosas. Os alunos inscritos na modalidade B que obtiverem notas superiores na fase nacional receberão 15 ouros, 30 pratas, 45 bronzes e menções honrosas.
Os prêmios da Olimpíada Brasileira de Química são processos seletivos que abrem vagas para estudar nas universidades mais prestigiadas do país sem precisar do vestibular, como por exemplo a USP, Unesp e Unicamp. Os alunos com melhor desempenho na fase nacional irão para a segunda fase da competição: seleção para a Olimpíada Internacional de Química.