OBFEP 2024 Resultado, Provas, Premiação

Se você é um estudante de escola pública e ama física, saiba que pode ser uma boa opção para você participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.

Dessa forma, se você tem interesse em saber mais sobre provas, resultados e premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, basta continuar a leitura que nós te contaremos tudo o que você precisa saber.

premiacao-obfep

Olimpíada Brasileira de Física das escolas públicas 2024

Há quem goste de física e há quem a odeie, mas uma coisa é certa: ela nos permite entender detalhadamente as coisas que estão acontecendo ao nosso redor. A Olimpíada Brasileira de Física da Escola Pública traz práticas aos conteúdos aprendidos em sala de aula, por meio da que envolvem criatividade e raciocínio lógico.

A OBFEP é aberta a alunos do 9º ao ensino médio, pertencentes a escolas públicas municipais, estaduais ou públicas de maneira geral. Durante a competição, os estudantes serão agrupados nos seguintes níveis:

  • Nível A – 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível B – 1º e 2º anos do Ensino Secundário;
  • Nível C – 3º e 4º anos do Ensino Secundário.

A inscrição é feita pela escola. Para isso, o professor responsável deverá cadastrar eletronicamente a instituição e seus alunos. Dessa forma, se você possui interesse em participar mas sua escola ainda não falou nada, é uma boa opção perguntar ao seu professor se a escola irá ou não participar da competição, para que você não perca a data de inscrição.

obfep-resultado

Resultados da Olimpíada Brasileira de Física das escolas públicas 2024

Além de todas as informações a respeito da Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas, a gente deve saber que as informações são divulgadas através do site da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Com efeito, desta forma, a pessoa garante que tem toda a informação de forma fácil e centralizada num só local, sem passar pelo fato de encontrar informações falsas na internet.

Além disso, todo ano os resultados são divulgados em datas próximas, mas todo ano tem datas específicas para a divulgação dos resultados. Assim, para apurar quando serão divulgados os resultados da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, cabe consultar o cronograma da Olimpíada. Basicamente, em 2024, a divulgação dos resultados da Olimpíada de Física das escolas públicas acontecerá no final de 2024. E assim, para 2024, no final de 2024.

Além disso, os premiados na Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas em saberão, pois a organização da entrará em contato para informar que o aluno que tiver na Olimpíada Brasileira de Física nas escolas públicas obteve um ranking. Para as pessoas que começam a oferecer Olimpíadas, que caso não seja possível obter uma classificação, a Olimpíada um certificado de menção honrosa , para garantir que participou da Olimpíada.

obfep-olimpiada-provas

Provas da Olimpíada Brasileira de Física das escolas públicas 2024

Agora nós vamos fazer com você um pouco sobre como a prova da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é feita. Isso porque compreendendo isso, você tem muito mais chances de se dar bem na prova. Assim, a OBFEP tem duas fases:

  • 1ª fase – A prova é constituída por 15 questões de escolha múltipla, com a duração de três horas.
    • No nível B, o teste consiste em vinte perguntas. Isso acontece devido à diferença que existe entre o currículo de algumas escolas. As cinco questões adicionais são exclusivas para alunos do primeiro ano, que podem escolher quinze entre as vinte para resolver.
  • 2ª Fase – A prova é constituída por cinco questões teóricas e menos duas questões experimentais, ambas de desenvolvimento, com a duração de quatro horas e meia.
    • No nível B, a parte teórica tem oito questões no total. As três questões adicionais são exclusivas para alunos do ano, que poderão escolher cinco das oito questões para resolver. A parte experimental é a mesma para ambos.
    • A segunda fase ocorre nos centros determinados pela comissão organizadora.

Os alunos que obtiverem os melhores resultados na fase serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze ou menções honrosas. Nacionalmente, serão concedidas até 180 medalhas de ouro, prata e bronze. Serão distribuídos entre escolas municipais, estaduais e premiando os 20 alunos mais bem colocados do ano, 1º ano e do 2º ano do ensino médio. Serão concedidas até 60 medalhas de ouro, prata e bronze. Serão distribuídos entre escolas municipais e estaduais e premiando os 16 alunos mais bem colocados na 3ª e 4º série do ensino médio.

No nível estadual, até 36 medalhas de ouro, prata e bronze serão concedidas a cada estado. Eles serão divididos em 9º ano, 1º ano, 2º, 3º ano e 4º ano. Os quinze alunos do 1º ano e os quinze do 9º ano que obtiverem os melhores desempenhos em 2º serão convidados a a participar no processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física.

Os quinze alunos do 2º ano que obtiveram os desempenhos na 2ª fase serão convidados a participar num teste de nivelamento que seleciona os que irão participar no “teste seletivo final”, que faz parte do processo de seleção da Olimpíada Internacional de Física.