OBM 2024 Olimpíada Brasileira de Matemática: Inscrições, Como Funciona
Hoje em dia, está cada vez mais difícil que as pessoas saiam do ensino das escolas com níveis bons de qualificação para que consigam melhores vagas e melhores oportunidades de emprego. Dessa forma, enquanto estiverem na escola é bom que essas pessoas se preparem da melhor forma possível participando de atividades nas áreas que sejam de maior interesse, como por exemplo, participando de uma olimpíada. E se o seu interesse for em matemática, saiba que você pode participar da Olimpíada Brasileira de Matemática.
Dessa forma, se você tem interesse em saber mais informações sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática, a cerca de inscrições e como funciona, basta continuar a leitura que nós te contaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto em questão.
Olimpíada Brasileira de Matemática 2024
A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição organizada pela Associação Brasileira de Matemática e aberta a todos os alunos do ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas privadas do Brasil. Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita colaboração com o IMPA, criou um projeto que utiliza as competições matemáticas como vetores para o aprimoramento da matemática nos países, além de contribuindo para a descoberta precoce de talentos para as ciências.
Algumas das ações estabelecidas no projeto, que contam com o apoio do CNPq, são:
- Ampliação da Comissão Olímpica da SBM, com a criação de uma secretaria, localizada no IMPA, para centralizar a divulgação e coordenação das atividades olímpicas e apoiar os coordenadores regionais.
- Criação da revista Eureka!, contendo informações e preparação para a Olimpíada.
- Estabelecer um canal de comunicação constante com alunos e escolas, através da revista Eureka!, website e um cartaz, a ser enviado a todas as escolas inscritas.
Dessa forma, essa é uma iniciativa que vem motivando diversas pessoas a participarem. Lembre-se que mesmo que você não consiga ganhar uma medalha, ela poderá ter por exemplo, uma menção honrosa e isso servirá para que posteriormente essa pessoa consiga comprovar a sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática e assim obter prestígio por ter participado.
Como funciona a Olimpíada Brasileira de Matemática?
No ensino fundamental ou no ensino médio, várias disciplinas podem atrair alunos, e assim os alunos interessados podem se inscrever nos cursos das disciplinas que mais prendem sua atenção. Uma delas, como mencionado, é a Olimpíada Brasileira de Matemática. Como o próprio nome sugere, a Olimpíada Brasileira de Matemática teve como foco a Matemática.
Basicamente, nesta Olimpíada, vários alunos se inscrevem e a prova para ser classificado ou não na questão da Olimpíada. É observar que no caso do brasileiro, a prova é composta por várias questões sobre matemática. Assim, existe um banco encarregado de corrigir os comprovantes. A partir daí, este banco seleciona os melhores e estes, por sua vez, vão para a classificação final da Olimpíada Brasileira de Matemática.
Atualmente, a Olimpíada Brasileira de Matemática ganha cada vez mais notoriedade, tanto que de cada vez mais estão inscritos lá. Na verdade, como mencionamos antes, participar das olimpíadas pode ser uma oportunidade única na vida para muitos e pode até se qualificar para uma vaga no vestibular nas melhores universidades do país, USP ou Unicamp.
Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática
Em geral, os alunos participam da Olimpíada Brasileira de Matemática por meio de sua escola ou universidade. Isso, por sua vez, garante a participação contatando o coordenador regional e nomeando um professor para ser o representante da Olimpíada na escola ou universidade. Consulte a lista de coordenadores regionais aqui. Como um último recurso também é possível falar com a própria OBM. As escolas também podem se inscrever pela Internet.
Se você é um estudante que deseja participar das Olimpíadas, mas sua escola ou universidade não possui um representante da OBM, por favor entre em contato com seu coordenador regional ou, assim como citamos com as partes responsáveis.
Níveis da Olimpíada Brasileira de Matemática
A Olimpíada Brasileira de Matemática ocorre em quatro níveis.
- Nível 1: Para alunos que estejam no ensino fundamental, sendo 6º ou 7º ano;
- Nível 2: Para alunos que estejam no ensino fundamental, sendo 8º ou 9º ano;
- Nível 3: Para os alunos matriculados em qualquer ano do ensino secundário aquando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino secundário há menos de um ano, não tenha não ingressou em curso de nível superior na data da primeira fase do OBM.
- Nível universitário: Para estudantes que estão mas ainda não concluíram o ensino superior.
Dessa forma, quanto maior for o nível educacional da pessoa que está fazendo a prova, ela tem que ter em mente que mais difícil será a prova que ela irá fazer, de modo que precisará se preparar para isso. Por isso, se você for de um nível educacional do ensino superior por exemplo, basta que você estude mais para conseguir colocar a prova os seus conhecimentos.